Tô pensando ainda num....

domingo, outubro 08, 2006

As 5 forças de M. Porter

A competição

Em praticamente qualquer tipo de industria haverá competição, porém em alguns casos isso pode apresentar um problemas e já em outros não.
Vejamos o exemplo da nossa querida Telemar. Ela tem competição? Bom, a quem diz que aquele projeto de telefone, o Livre, seria um concorrente, porém entra ano e sai ano e esse serviço não chega sequer a encomodar o dedinho do pé da telemar. Ou seja, a Telemar praticamente não tem concorrentes, sendo essa força positiva para essa industria.
Mas se considerassemos o caso das empresa de celulares, nós já não teriamos tantas "gentilezas", podendo considerar essa força como negativa para a indústria.


Novas empresas

Qual a dificuldade que uma empresa tem para entrar na industria alimentícia? Até onde eu sei nenhuma! Mas qual seria a dificuldade se a nova empresa fosse de televisão? Aí a história seria outra. Precisariamos de licença, alto capital, repetidoras, programas, etc, etc. São tantos itens a serem resolvidos que fazem com que novas empresas não consigam fazer parte deste tipo de mercado, tornado-o positivo para a industria.
Se voltarmos ao caso da industria alimentícia, essa já seria um força negativa, pois qualquer um consegue entrar para ela.


Fornecedores

Quantos fornecedores de gêneros alimentícios você conhece? E quantos de diamantes? Pois então, no primeiro caso, temos um exemplo de uma força positiva para alguém que queira entrar na industria alimentícia. Pois, existem uma infinidade de fornecedores das matérias primas necessárias. Mas e os diamantes afinal? Bom nesse caso entrar para a industria de joias seria uma força bem negativa, uma vez que só há dois ou três fornecedores de diamantes no mundo, te deixando sem nenhuma opção para recusar preços, etc.


Clientes

Qual o real poder que um cliente tem quando é lesado por uma telecom? Praticamente nenhum! Nem mesmo quando recorre a justiça. Isso torna esta força um ponto positivo para a industria de telecom, uma vez que os clientes não são unidos e não conseguem exercer nenhuma pressão na industria telecom. Mas você já se tocou na força que uma rede de restaurantes (um Spoleto da vida) tem sobre um determinado fornecedor (uma coca cola por exemplo)? Se por um problema qualquer essa rede de restaurantes resolver mudar a marca que comercializa, isso pode causar um impacto muito grande na industria da coca cola (por exemplo). Esse tipo de força que essa rede tem (no caso como clientes), representa uma força negativa para a industria fornecedora (no nosso exemplo, a famosa coa cola).


Substitutos

Se alguém te oferecer um super plano de telefone fixo que te permita fazer de tudo, porém outra pessoa te oferecer um celular, com serviços menos interessantes que o telefone fixo, porém sendo móvel e ao mesmo custo? Com qual você ficaria? No mínimo uma dúvida você iria ter.
Um cenário como esse, é o que chamamos de produto substituto, representando uma força negativa para a industria de telecom.
Mas, e se alguém te oferecesse uma super nova mistura que substitui a necessidade de usar gasolina no seu carro? Você aceitaria? Bom, eu até hoje não conheço nenhum substituto à gasolina tão cara que faz nossos carros andarem. Tendo assim essa análise, a industria de combustíveis tem essa como uma força positiva, pois não há produtos substitutos.